O XII ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE ESCRITORES ocorrerá em Santa Maria, Brasil, nos dias 12 a 14 de agosto de 2016, com o tema geral: "Análise crítica sobre os caminhos literários e culturais após o ano de 1922. Contagem regressiva para os 100 anos da Semana de Arte Moderna"

Apresentação

 
 ----------------------------------------------------

Os temas LITERATURA - EDUCAÇÃO - INTERCULTURA são essenciais para a criação da consciência de cidadania dos povos da América Latina. Com o objetivo de desenvolvier a integração, diminuindo as fronteiras imaginárias dos países, o presente congresso foi reorganizado com a intenção de focar o conhecimento dos povos LATINOS, com a busca da descolonização dos saberes.

SÍMBOLO representa a AMÉRICA LATINA invertida, numa transformação epistemológica, com o lema DIÁLOGOS CULTURAIS, de matrizes importantes para a colonização da América Latina:
- Diálogos Culturais: Língua Portuguesa
- Diálogos Culturales: Língua Espanhola
- Ñomengeta Tekõre: Língua Guarani
- Kulturele Dialogues: Língua Africanês 

Tradicionalmente, a área de pesquisa em EDUCAÇÃO tem priorizado a realização de eventos que congregam pesquisadores, na maioria professores ou acadêmicos do Ensino Superior, ou alunos de Pós-Graduação em Educação, nas áreas afins, com a realização de atividades em universidades brasileiras.
Dessa forma, existe uma distância entre as academias e as reações práticas de caráter empírico, escapando a socialização das atividades pesquisadas, com a própria natureza do povo, englobados no congresso como leitores e escritores. Os projetos que surgem baseados somente nos campos das ideias, tornam-se vazios e tendem ao fracasso. 

Além disso, a LITERATURA possui destacada importância para a realização dos diálogos culturais e, portanto, a socialização dos conhecimentos, conservação de herança cultural e ferramenta de mudança social, principalmente pelo diálogo ocorrido por intermédio das letras e do papel.

A comissão científica concordou que a EDUCAÇÃO, por ser transversal, possui uma relação intrínseca com o fazer literário e vice-versa. 

Os eventos serão paralelos e simultâneos, atendendo as especificações supracitadas, podendo ter atividades separadas, desde que coordenadas pela comissão organizadora. 

Pretendemos, em todos os eventos, realizar DIÁLOGOS CULTURAIS que relacionem Educação com a Literatura, interligando o espaço acadêmico com os escritores e leitores de vários países.Esperamos que os momentos de aprendizagem contribuam para evolução pessoal e, também, profissional de todos os participantes.

Esperamos que goste dos eventos!